AMOSTRAS DE SOLO Na maioria dos casos, a camada de 0-20 cm de profundidade é a mais utilizada, por ser a camada onde se concentra a maior quantidade de raízes e consequentemente a maior absorção de nutrientes. Contudo, em alguns casos, como culturas perenes e produtividade de se deseja atingir, recomenda-se a amostragem a profundidades maiores.

Calagem Na aquisição do calcário, se deve levar em consideração características que definem maior ou menor eficiência da calagem. Quanto a composição, existem calcários calcíticos e dolomíticos, sendo sua escolha atrelada basicamente a exigência da cult.Quanto a granulometria,existem calcários mais finos que outros,e quanto mais fino, mais rápida será a reação com solo,e menor será a quantidade necessária para atingir os resultados esperados. No entanto, há alguns casos,dependendo da cultura

Adubação de Solo A prática de adubação é calculada de acordo com os resultados da análise de solo, e é calculada para os níveis de produtividade que se deseja atingir. No mercado, existem várias formulações de adubos e fertilizantes, sendo necessário verificar qual formulação se enquadra a sua necessidade.

Adubação Foliar Quanto à adubação foliar é extremamente importante observar a época de realização, que é variável para cada elemento. Na maioria dos casos, recomenda-se a correção de deficiências ou excessos com aplicações foliares ou via solo, dependendo da situação apresentada.

Análises de Fertilizantes A análise de fertilizantes, químicos ou orgânicos é realizada para confirmar as garantias especificadas pelo fabricante, pois até mesmo pequenas variações podem influenciar em muito na quantidade de determinado elemento recomendado.

(14) 3354-1522

Agrilab - Laboratório de Análises Agrícolas e Ambientais